SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Convergências e divergências entre as psicoterapias de Carl Rogers e Frederick PerlsA função imaginária no uso de substâncias psicoativas: contribuições de Jean-Paul Sartre índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista do NUFEN

versión On-line ISSN 2175-2591

Resumen

SILVA, Carolina  y  ARRELIAS, Lívia. Ludoterapia gestaltica: dois casos clínicos. Rev. NUFEN [online]. 2010, vol.2, n.1, pp. 51-65. ISSN 2175-2591.

Neste artigo apresentamos dois estudos de casos realizados durante o treinamento de duas Psicólogas na clínica escola da Universidade Federal do Pará: Maurício, cuja queixa mencionava auto-imagem e expressão negativas da agressividade; Rafael, filho adotivo, agressivo na escola e com enurese noturna. O ludoterapeuta gestaltico articula o tratamento clínico em duas bases integradas: a relação dialógica e o brincar. Um objetivo do ludodiagnóstico é identificar as disfunções de contato, e da ludoterapia restabelecer o fluxo do contato intensificando a identificação das necessidades e a recepção de alimentos importantes à Nutrição Psicológica. O lúdico, o desenho, os jogos e as entrevistas com os menores e seus responsáveis foram alguns dos procedimentos usados no percurso do atendimento. Como resultado das intervenções, à medida que a confiança e a relação terapêutica foram sendo fortalecidos, os clientes reconfiguraram seus processos de metabolização e nutrição psicológica.

Palabras clave : estudo de caso; ludoterapia; gestalt-terapia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License