SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1A função imaginária no uso de substâncias psicoativas: contribuições de Jean-Paul Sartre índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista do NUFEN

versión On-line ISSN 2175-2591

Resumen

O Teste Rorschach na história da avaliação psicológica. Rev. NUFEN [online]. 2010, vol.2, n.1, pp. 92-104. ISSN 2175-2591.

Este texto visa discutir a produção de resposta de movimento humano (K) nos protocolos do teste de Rorschach de uma amostra de artistas pintores da cidade de Belém do Pará. Partindo da relação entre a percepção de movimento humano e a imaginação criadora, proposta por Hermann Rorschach, autor do teste, e de estudos posteriores que relativizam este conceito, sob algumas condições, fornecendo outros significados alternativos, foram analisadas a freqüência e a qualidade das respostas K desses artistas. O propósito foi tentar encontrar relação direta da imaginação criativa dos sujeitos com a freqüência e qualidade dessa categoria de respostas. A aplicação do teste foi individual, com o assentimento de cada participante e o resultado das análises mostrou que a produção e a diversidade das respostas K ficaram abaixo das expectativas esperadas, não havendo correspondência entre a produção de K e a imaginação criativa dos sujeitos. Apontou ainda para a possibilidade de a imaginação criadora, no Rorschach, se evidenciar não somente pelas respostas K, mas também através de outros fatores da personalidade aferidos pelo teste.

Palabras clave : criatividade; percepção de movimento; teste de Rorschach.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License