SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2A arte na promoção da resilência: um caminho de intervenção terapêutica ocupacional na atenção oncológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

SANTOS, Camila Abrão dos; PACCIULIO, Amanda Mota  e  PFEIFER, Luzia Iara. Influência do contexto familiar no brincar simbólico de crianças com paralisia cerebral. Rev. NUFEN [online]. 2010, vol.2, n.2, pp. 3-20. ISSN 2175-2591.

Este estudo teve por objetivo analisar a influência do contexto familiar no desempenho do brincar simbólico de crianças de 3 a 6 anos de idade, com Paralisia Cerebral (PC). A Avaliação do Faz-de-Conta Iniciado pela Criança - ChIPPA, traduzida e adaptada culturalmente para a população brasileira, foi aplicada com 20 crianças, as quais possuem PC, e o Inventário de Recursos do Ambiente Familiar - RAF, foi aplicado com seus responsáveis. A maioria das crianças classificada na categoria "precisa de intervenção" no brincar simbólico do ChIPPA apresentou pontuação no RAF abaixo da média encontrada no estudo, enquanto que as crianças classificadas no brincar simbólico como "não apresenta risco", em geral possuem pontuação acima da média no RAF. Desta forma, conclui-se que o estímulo dos pais e da escola, a quantidade de recursos para o brincar e o convívio com os pares podem influenciar o desenvolvimento do brincar simbólico da criança com PC.

Palavras-chave : Paralisia cerebral; Terapia ocupacional; Avaliação de desempenho; Criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License