SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Influência do contexto familiar no brincar simbólico de crianças com paralisia cerebralEstudo terapêutico ocupacional sobre o imaginário social de acompanhantes acerca do espaço hospitalar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

ELMESCANY, Érica de Nazaré Marçal. A arte na promoção da resilência: um caminho de intervenção terapêutica ocupacional na atenção oncológica. Rev. NUFEN [online]. 2010, vol.2, n.2, pp. 21-41. ISSN 2175-2591.

A vivência do câncer e dos seus diferentes estágios de tratamento traz repercussões físicas, psicológicas e sociais diversas e exigem dos pacientes formas de adaptação e enfrentamento. Alguns pacientes conseguem apresentar uma capacidade de se adaptar e superar as situações de estresses que permeavam a vida deles durante o tratamento oncológico, enquanto que outros vivenciavam tal período com intenso sofrimento. O termo resiliência é utilizado em psicologia para explicar esse processo dinâmico de adaptação e superação que pode ser promovido e apontado como uma capacidade humana de fazer frente às adversidades, de suportá-las e de recuperar-se para uma vida significativa e produtiva, através da reconstrução de novos significados sobre a experiência vivida. Este estudo teórico é destinado a refletir sobre a temática da resiliência e sua aplicação no contexto da intervenção terapêutica ocupacional em oncologia através de uma proposta interventiva baseada na arteterapia, que considera a resiliência como um poder revitalizador para o enfrentamento do cotidiano do paciente em tratamento do câncer, sendo a arte como instrumento terapêutico para favorecer o contato com a realidade, o despertar da consciência e da capacidade humana de expressar seus sentimentos e conflitos, com vistas a favorecer respostas adequadas frente à adversidades e as demandas do cotidiano.

Palavras-chave : Promoção da Resiliência; Terapia Ocupacional; Arteterapia; Câncer; Oncologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License