SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2A arte na promoção da resilência: um caminho de intervenção terapêutica ocupacional na atenção oncológicaAmazonas do sete mares: a imagem corporal de surfistas brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

GURJAO, Cárita Lorena Ramos; FERREIRA, Cibele Braga  e  COSTA, Cláudia Márcia Lima da. Estudo terapêutico ocupacional sobre o imaginário social de acompanhantes acerca do espaço hospitalar. Rev. NUFEN [online]. 2010, vol.2, n.2, pp. 42-54. ISSN 2175-2591.

O hospital é uma instituição imaginária, construída sócio-historicamente e pela ação subjetiva do homem, formado por diversos saberes, práticas e atores sociais, onde destaca-se os acompanhantes, sujeitos que vivenciam todo o processo de hospitalização, porém não são valorizados enquanto usuários dos serviços de saúde. O objetivo desta pesquisa foi identificar o imaginário dos acompanhantes da enfermaria pediátrica acerca do espaço hospitalar. Tratase de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação e estudo de caso múltiplo de cinco acompanhantes hospitalizados no Hospital Universitário João de Barros Barreto. Realizou-se pesquisa de campo (dois encontros), embasada na teoria de Cornelius Castoriadis. Observouse que o imaginário social, caracterizava-se enquanto espaço de tratamento e subjetividade, incutidos no cotidiano institucional e nas relações interpessoais. Percebeu-se a necessidade de propostas de atenção em saúde para os acompanhantes, pautadas na complexidade, de modo a construir um fazer TO integralizado e humanizado, que caminhe na articulação de saberes e pensares.

Palavras-chave : Terapia Ocupacional; Espaço Hospitalar; Imaginário Social; Acompanhantes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License