SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Estudo terapêutico ocupacional sobre o imaginário social de acompanhantes acerca do espaço hospitalar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

KNIJNIK, Jorge Dorfman  e  CRUZ, Lívia Oliveira. Amazonas do sete mares: a imagem corporal de surfistas brasileiras. Rev. NUFEN [online]. 2010, vol.2, n.2, pp. 55-74. ISSN 2175-2591.

O surfe é um esporte praticado em um meio no qual o corpo se revela, e onde existe a presença fortíssima do "mito do corpo perfeito". Surfistas, enquanto praticam o esporte, interagem com o ambiente, se tornando parte dele. O esporte já é considerado um dos mais praticados no país. O objetivo deste estudo foi pesquisar o corpo da mulher surfista no Brasil. Foram utilizados dois instrumentos de análise, o "Teste da Figura Humana", e o desenho da figura humana. Concluiu-se que o corpo é motivo de preocupações para a maioria das atletas. As surfistas que moram no litoral estão mais satisfeitas com o próprio corpo do que as que vivem na capital. A tese fornece evidência de que o modelo de corpo pequeno não representa o desejo das atletas de surfe.

Palavras-chave : Imagem corporal; mulher; surfe.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License