SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1A aprendizagem em células cooperativas e a efetivação da aprendizagem significativa em sala de aula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

MACEDO, Shirley  e  CALDAS, Marcos Tulio. Uma análise crítica sobre técnicas de pesquisa fenomenológica utilizadas em Psicologia Clínica. Rev. NUFEN [online]. 2011, vol.3, n.1, pp. 3-16. ISSN 2175-2591.

Neste estudo, busca-se analisar técnicas de pesquisa fenomenológica utilizadas mais recentemente em psicologia clínica. Parte-se, principalmente, da noção da psicologia como ciência fundante, tal como propunha Edmund Husserl, adotando-se o posicionamento de que é necessário que os psicólogos clínicos que empreendem uma pesquisa fenomenológica desenvolvam um espírito questionador, voltado muito mais a repensar constantemente a prática adotada que a etiologia dos problemas investigados. Ao longo da análise, apresentamse especificidades e comparações do uso de técnicas como Entrevista aberta com pergunta disparadora, Versão de Sentido e Narrativa do Pesquisador. Concluiu-se, principalmente, que a sistematização de uma pesquisa fenomenológica depende do manejo do uso da técnica pelo pesquisador, o qual, no contexto da psicologia clínica, deve intervir na realidade pela via do sentido, construindo a retomada da autonomia subjetiva das pessoas e cumprindo seu papel de agente de transformação de realidades sociais.

Palavras-chave : Pesquisa Qualitativa; Psicologia Clínica; Entrevista Psicológica; Narrativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License