SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1A aprendizagem em células cooperativas e a efetivação da aprendizagem significativa em sala de aulaAs atitudes transferenciais e a ACP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

TASSINARI, Marcia Alves  e  DURANGE, Wagner. Plantão psicológico e sua inserção na contemporaneidade. Rev. NUFEN [online]. 2011, vol.3, n.1, pp. 41-64. ISSN 2175-2591.

Refletir sobre os aspectos da contemporaneidade como representantes de uma nova ordem da vida, de dimensão fluida, implicadores de uma dinamização da subjetividade e da sociedade, torna-se um esforço desafiador na busca de compreender o homem atual. Além do mais, exige-se uma (re) avaliação do conceito de saúde para a obtenção de práticas mais salutares. Neste contexto, torna-se fundamental a problematização do papel da psicologia para a adequação de novas práticas de ajuda psicológica para corresponder a demanda social. O Plantão Psicológico surge como uma proposta de serviço da psicologia potente para os desafios do século XXI, especialmente as propostas fundamentadas na Abordagem Centrada na Pessoa. Um exemplo deste tipo de atenção psicológica é oferecido.

Palavras-chave : Contemporaneidade; Abordagem Centrada na Pessoa; Plantão Psicológico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License