SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Plantão psicológico e sua inserção na contemporaneidadeGrupos de reflexão na escola: contribuições da abordagem centrada na pessoa para psicologia escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

ALBERTONI, Lucas Baptista. As atitudes transferenciais e a ACP. Rev. NUFEN [online]. 2011, vol.3, n.1, pp. 65-91. ISSN 2175-2591.

O conceito da "Transferência" é de extrema importância para a Psicanálise e para a Psicologia Clínica, devido ao seu brilho e à própria predominância da Psicanálise nos meios acadêmicos. Através de uma breve apresentação dos contextos cultural e acadêmico de Carl Ransom Rogers, criador da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), o presente trabalho busca incialmente demonstrar a conexão existente entre a elaboração da ACP e Psicanálise para a contextualização do tema. Como objetivo principal, a partir da leitura do conceito psicanalítico de "Transferência", almeja alcançar uma compreensão do fenômeno ao qual ele se refere, sua origem e importância dentro da ACP. Não obstante, também objetiva estabelecer um diálogo entre as duas teorias, de modo a enriquecer o debate científico e demarcar as divergências entre as visões que elas apresentam. Finalmente, presume a eficácia da Abordagem Centrada na Pessoa frente a atitudes transferenciais, as quais são entendidas como fenômenos intrínsecos e naturais ao processo psicoterapêutico.

Palavras-chave : Atitudes Transferenciais; Distorção; Ameaça; Fantasia; Condições favoráveis; Threat.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License