SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1The transferential attitudes and the PCAPsychological duty and triage: convergences e divergences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

INSFRAN, Fernanda Fochi Nogueira. Grupos de reflexão na escola: contribuições da abordagem centrada na pessoa para psicologia escolar. Rev. NUFEN [online]. 2011, vol.3, n.1, pp. 92-118. ISSN 2175-2591.

Este artigo teve como objetivo apresentar uma proposta de grupos de reflexão como contribuição ao trabalho de psicólogos escolares na mediação de conflitos interpessoais nos ambientes educativos. Baseados na Abordagem Centrada na Pessoa, os grupos foram realizados durante dois meses e tiveram a participação de 115 alunos e nove professores de duas escolas selecionadas. Percebeu-se, durante estes grupos, que a escuta centrada na pessoa colaborou para a valorização/legitimação do grupo enquanto instrumento de mudança das relações. Além disso, os participantes puderam experimentar novas formas de compreender e atuar no cotidiano escolar. Esta breve experiência nos trouxe uma importante constatação: é possível modificarmos o atual paradigma relacional, no qual prima a intolerância e a violência, e construirmos relações mais harmônicas que certamente virão contribuir para o processo ensino-aprendizagem.

Keywords : Relações Interpessoais; Psicologia Escolar; Abordagem Centrada Na Pessoa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License