SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Grupos de reflexão na escola: contribuições da abordagem centrada na pessoa para psicologia escolarEnsaio sobre a conduta ética na abordagem centrada na pessoa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

ROCHA, Maria Cristina. Plantão psicológico e triagem: aproximações e distanciamentos. Rev. NUFEN [online]. 2011, vol.3, n.1, pp. 119-134. ISSN 2175-2591.

O Serviço de Aconselhamento Psicológico do Instituto de Psicologia da USP mantém desde sua criação um plantão psicológico para acolhimento e esclarecimento da demanda dos clientes que buscam ajuda psicológica. Dada sua singularidade e a intimidade que a maioria dos profissionais de psicologia têm com a triagem, é comum que essas duas práticas sejam confundidas. O presente artigo discute as possíveis aproximações e distanciamentos entre o Plantão Psicológico e a Triagem. Percorrendo a literatura sobre o assunto, levanta as características de cada uma dessas práticas e a descrição de duas vertentes de triagem: a tradicional e a interventiva. A partir do reconhecimento das especificidades de cada uma delas, encontra uma diferenciação profunda entre plantão e triagem tradicional e pontos de convergência entre plantão e triagem interventiva.

Palavras-chave : Plantão psicológico; Triagem; Aconselhamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License