SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Plantão psicológico e triagem: aproximações e distanciamentosUm olhar humanista da perversão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

DOXSEY, Jaime Roy. Ensaio sobre a conduta ética na abordagem centrada na pessoa. Rev. NUFEN [online]. 2011, vol.3, n.1, pp. 135-153. ISSN 2175-2591.

O texto examina os rumos da produção dos estudos brasileiros da Abordagem Centrada na Pessoa (acadêmicos ou não) para fomentar uma reflexão sobre a evolução da prática desde os trabalhos científicos de Carl R. Rogers. A herança do trabalho pioneiro de Rogers nos obriga reconhecer a necessidade de continuar a busca para um conhecimento mais científico da nossa prática. Diretrizes federais para protocolos de pesquisa com seres humanos nos obrigam a repensar nossos sistemas atuais de coleta de dados, a autonomia anterior utilizada em nossos estudos bem como a necessidade de debater possíveis requisitos a apresentação de pesquisa, artigos e relatórios em congressos, seminários e outros eventos na Abordagem. O texto destaca a importância de criar espaços em eventos regionais e nacionais para lidar com questões éticas críticas, tanto na psicoterapia quanto na produção de trabalhos escritos.

Palavras-chave : Ética; Protocolos humanos; Ciência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License