SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Ensaio sobre a conduta ética na abordagem centrada na pessoaA criminalização do uso de drogas e a criminalização pelo uso de drogas - uma proposta de trabalho com dependentes químicos no contexto de um centro socioeducativo em Fortaleza, Ceará índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

CURY, Bruno de Morais  e  SALOMON, Vivaldi Victor Moreira. Um olhar humanista da perversão. Rev. NUFEN [online]. 2011, vol.3, n.1, pp. 154-162. ISSN 2175-2591.

Este artigo pretende compreender como a estrutura perversa, nomeada pela Psiquiatria Clássica e Psicanálise, é vista na teoria humanista da Abordagem Centrada na Pessoa, proposta por Carl Rogers, bem como relacionar o tema com reportagens atuais. Para tanto, consideramos imprescindível falar de tendência atualizante, pilar desta teoria, além do que seriam as condições favoráveis que estas pessoas deixaram de receber ao longo de suas vidas. Reflete, ainda, como seria possível um trabalho de psicoterapia com ambas as partes envolvidas. A fim de buscar integrar o que cada abordagem tem a contribuir para a Psicologia, e também desmistificar preconceitos, achamos importante buscar um apoio e parceria na teoria psicanalítica.

Palavras-chave : Perversão; Abordagem Centrada na Pessoa; Psicoterapia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License