SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1A view humanistic of perversionThe insertion of person-centered approach in the context of health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

MASCARENHAS, Amália Beatriz Dias  and  DIAS, Isadora. A criminalização do uso de drogas e a criminalização pelo uso de drogas - uma proposta de trabalho com dependentes químicos no contexto de um centro socioeducativo em Fortaleza, Ceará. Rev. NUFEN [online]. 2011, vol.3, n.1, pp. 165-182. ISSN 2175-2591.

Neste trabalho buscamos trazer uma proposta de intervenção prática, objetivando trabalhar com a questão da drogadicção no interior de uma casa de privação de liberdade para adolescentes em conflito com a lei, na cidade de Fortaleza, Ceará. Ainda que não seja o foco do trabalho do Centro Socioeducativo em questão, a presente proposta objetiva lidar com esta demanda específica que envolve a criminalidade em conjunto com o uso de substâncias psicoativas, considerando as particularidades do local de atuação, incluindo as prováveis limitações do trabalho. Trata-se de um projeto voltado para consumidores abusivos de crack, construído em conjunto pelas duas psicólogas atuantes no setor psicológico, sendo uma de referencial teórico-prático Humanista e outra voltada para a Análise do Comportamento. Tal proposta foi baseada nas noções de redução de danos, valorização da vida e busca da dignidade humana. Utilizaremos como métodos práticos a aplicação de questionários, entrevista individual, reuniões em grupo, orientações familiares e a criação de redes externas de apoio.

Keywords : Drogadicção; Criminalidade; Redução de Danos; Privação de Liberdade; Adolescência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License