SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Um olhar humanista da perversãoA inserção da abordagem cetrada na pessoa no contexto da saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

MASCARENHAS, Amália Beatriz Dias  e  DIAS, Isadora. A criminalização do uso de drogas e a criminalização pelo uso de drogas - uma proposta de trabalho com dependentes químicos no contexto de um centro socioeducativo em Fortaleza, Ceará. Rev. NUFEN [online]. 2011, vol.3, n.1, pp. 165-182. ISSN 2175-2591.

Neste trabalho buscamos trazer uma proposta de intervenção prática, objetivando trabalhar com a questão da drogadicção no interior de uma casa de privação de liberdade para adolescentes em conflito com a lei, na cidade de Fortaleza, Ceará. Ainda que não seja o foco do trabalho do Centro Socioeducativo em questão, a presente proposta objetiva lidar com esta demanda específica que envolve a criminalidade em conjunto com o uso de substâncias psicoativas, considerando as particularidades do local de atuação, incluindo as prováveis limitações do trabalho. Trata-se de um projeto voltado para consumidores abusivos de crack, construído em conjunto pelas duas psicólogas atuantes no setor psicológico, sendo uma de referencial teórico-prático Humanista e outra voltada para a Análise do Comportamento. Tal proposta foi baseada nas noções de redução de danos, valorização da vida e busca da dignidade humana. Utilizaremos como métodos práticos a aplicação de questionários, entrevista individual, reuniões em grupo, orientações familiares e a criação de redes externas de apoio.

Palavras-chave : Drogadicção; Criminalidade; Redução de Danos; Privação de Liberdade; Adolescência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License