SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Serviço de atendimento especializado a mulheres em situação de violência no Pará índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

GUTIERREZ, Denise Machado Duran  e  PONTES, Karine Diniz da Silva. Vínculos mãe-filho: reflexões históricas e conceituais à luz da psicanálise e da transmissão psíquica entre gerações. Rev. NUFEN [online]. 2011, vol.3, n.2, pp. 3-24. ISSN 2175-2591.

Desenvolvemos aqui um estudo teórico sobre maternidade centrado no vínculo mãe-filho. Através do exame conceitual sobre a maternidade a contextualizamos como objeto sóciohistórico que se modifica no tempo-espaço da cultura. Desse modo podemos falar em "maternidades" e não em uma única forma de vivenciá-la e apreender sua complexidade enquanto fenômeno psicossocial. Ao mesmo tempo conduzimos nosso olhar para as relações afetivas e vinculares que se estabelecem na família reconhecendo as contribuições da psicanálise da transmissão psíquica enquanto forma de elucidar certos processos que identificamos na família contemporânea. A formação de vínculos muitas vezes condiciona a saúde futura dos sujeitos e aparece como elemento central em seu desenvolvimento psíquico. Para o estabelecimento dos vínculos afetivos contribuem elementos transmitidos pelas gerações anteriores que funcionam como precipitados e cristalizações, configurando microuniversos relacionais dentro dos quais as interações acontecem. Destacamos assim que os princípios que compõem a análise da transmissão psíquica, como a importância das relações intersubjetivas, os mecanismos de defesa que sustentam a transmissão de conteúdos não elaborados, a função da transmissão, e as formas de apropriação são assim primordiais para a compreensão mais aprofundada do processo de formação do vínculo mãe-filho e merecem atenção nos estudos na área.

Palavras-chave : Maternidade; vínculo mãe-filho; Transmissão psíquica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License