SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Vínculos mãe-filho: reflexões históricas e conceituais à luz da psicanálise e da transmissão psíquica entre gerações"Indivíduo" e "pessoa": semelhanças e diferenças entre Kierkegaard e Rogers índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

GUIMARAES, Arleth Rose da Costa; NEVES, Helena de Cássia; COSTA, Lucilene Paiva da  e  SILVA, Mislene Lima. Serviço de atendimento especializado a mulheres em situação de violência no Pará. Rev. NUFEN [online]. 2011, vol.3, n.2, pp. 25-38. ISSN 2175-2591.

Este artigo tem como finalidade descrever a experiência de profissionais de um Núcleo Especializado da Defensoria Pública do Pará, localizado no Município de Belém, que tem como missão garantir, de forma gratuita, o atendimento especializado jurídico-social a mulheres em situação de violência doméstica e familiar por meio de equipe multidisciplinar. O método utilizado foi o descritivo com um enfoque crítico-dialético, identificando a partir da apresentação de cada atividade realizada pelo Núcleo, as dificuldades encontradas. Desse modo, constatou-se que o Núcleo tem garantido à mulher a solução ou minimização das demandas apresentadas e para tanto tem enfrentado alguns desafios, como por exemplo, a fragmentação dos serviços que compõem a rede de atendimento a mulher, a falta de estrutura e preparo de alguns desses serviços e a insuficiência de profissionais devidamente capacitados, fatos que apontam para a necessidade de Políticas Públicas mais eficazes no combate a violência de gênero.

Palavras-chave : Núcleo Especializado da Defensoria Pública; Equipe Multidisciplinar; Violência de Gênero.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License