SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Serviço de atendimento especializado a mulheres em situação de violência no ParáEstudo sobre a prática da terapia ocupacional no sistema único de assistencial social (SUAS) no município de Belém índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

PONTE, Carlos Roger Sales da. "Indivíduo" e "pessoa": semelhanças e diferenças entre Kierkegaard e Rogers. Rev. NUFEN [online]. 2011, vol.3, n.2, pp. 39-68. ISSN 2175-2591.

Fruto de uma investigação levada a termo no Mestrado em Psicologia da UFC, o presente artigo visa questionar que a dita influência da filosofia de Sören Kierkegaard na constituição da psicologia centrada na pessoa de Carl Rogers não passa, em verdade, de um mal entendido histórico e epistemológico. A fim de explicitar isso com mais clareza, confronta-se aqui o conceito de"Indivíduo" de Kierkegaard e o conceito de"Pessoa" em Rogers, estabelecendo suas semelhanças e diferenças. Conclui-se que a leitura de Kierkegaard proporcionou a Rogers elementos para uma meditação acerca da prática clínica e mesmo de ordem pessoal. Todavia, a perspectiva de uma abertura à novidade existencial em Rogers adveio de observações de fenômenos na psicoterapia. As fontes de Rogers estão ancoradas na prática clínica e não na filosofia existencial de Kierkegaard. Os conceitos de"Indivíduo" e de"Pessoa" servem de ilustração para estas teses.

Palavras-chave : Kierkegaard; Rogers; Indivíduo; Pessoa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License