SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Estudo sobre a prática da terapia ocupacional no sistema único de assistencial social (SUAS) no município de BelémViolência urbana e cultura escolar: estudos das percepções dos atores sociais em uma escola pública em Ananideua - PA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

LUCISANO, Renata Valdívia et al. Interação social de crianças pré-escolares com síndrome de down. Rev. NUFEN [online]. 2011, vol.3, n.2, pp. 97-115. ISSN 2175-2591.

O objetivo desta pesquisa foi identificar as habilidades sociais de crianças com Síndrome de Down (SD) no processo de interação na rede regular de educação infantil de um município no interior do estado de São Paulo. Participaram dessa pesquisa 6 crianças com SD na faixa etária de 5 e 6 anos. Foram realizadas quatro filmagens de cada criança em situações de interação social em sala de aula e em atividades extracurriculares, e analisadas quanto às habilidades interpessoais e de auto-expressão. Quanto às habilidades interpessoais os comportamentos "Ocorre interação com outra criança", "Ocorre interação com educadora", "Ocorre interação com objeto" e "Brinca junto, com o mesmo tipo de objeto" apresentaram frequência elevada em todas as crianças. Quanto às habilidades de autoexpressão o comportamento "Sorrir" apresentou maior frequência, presente em todas as crianças avaliadas. O comportamento "Imita outras crianças" foi observado em todas as crianças avaliadas durante as atividades extracurriculares.

Palavras-chave : Síndrome de Down; Interação Social; Terapia Ocupacional; Habilidades Sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License