SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Interação social de crianças pré-escolares com síndrome de down índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

SOUZA, Elisa Claudete Serrão de. Violência urbana e cultura escolar: estudos das percepções dos atores sociais em uma escola pública em Ananideua - PA. Rev. NUFEN [online]. 2011, vol.3, n.2, pp. 116-137. ISSN 2175-2591.

Atualmente, torna-se difícil diferenciar o que é violência escolar da não-escolar. O objeto aqui estudado foi a violência urbana e sua (inter) relação com a escola. Os sujeitos do estudo foram os professores, de uma escola pública de Ananindeua (Pará), cidade essa que apresenta elevada taxa de violência urbana envolvendo o público juvenil. O aporte teóricometodológico foi qualitativo, do tipo Estudo de Caso, onde se buscou analisar as percepções dos atores escolares acerca da violência urbana e sua mútua relação com a escola. Os resultados foram percepções que concebem a escola de modo isolado à realidade social do entorno. Logo, revelou-se uma visão fragmentada sobre a escola e sociedade.

Palavras-chave : Entorno; Violência urbana; Escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License