SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Corpos intersex borrando fronteiras do discurso médicoEntretecendo diálogo entre homossexualidade e velhice: notas analítico-interpretativas acerca do envelhecimento gay índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

OLIVEIRA JUNIOR, Edyr Batista de  e  CANCELA, Cristina Donza. Que corpo é esse? O metrossexual em debate. Rev. NUFEN [online]. 2012, vol.4, n.1, pp. 20-33. ISSN 2175-2591.

Este artigo faz uma análise do corpo do metrossexual como algo "fabricado" e que mescla práticas e valores masculinos e femininos. Com a realização de dezesseis entrevistas semi-estruturadas pôde-se discorrer sobre o modo de ser metrossexual presente no cotidiano não apenas dos interlocutores que se reconheceram como metrossexuais, mas também, daqueles que procuraram marcar seu distanciamento com essa categoria de classificação. Para muitos o metrossexual não é pensado enquanto experiência para si, mas enquanto lente para analisar o Outro no exercício da sua masculinidade, uma vez que há o diálogo com os valores e experiências idealmente criadas para esse neologismo, mas não necessariamente a vivência tal como alardeada nos meios de consumo midiáticos.

Palavras-chave : metrossexual; masculinidades; corpo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )