SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Que corpo é esse? O metrossexual em debateDigressões homossexuais notas antropológicas sobre coming out, Ethos LGBT e Bajubá em Belém - PA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

WLADIRSON, Cardoso  e  CHAVES, Ernani. Entretecendo diálogo entre homossexualidade e velhice: notas analítico-interpretativas acerca do envelhecimento gay. Rev. NUFEN [online]. 2012, vol.4, n.1, pp. 34-43. ISSN 2175-2591.

O presente artigo constitui um breve apontamento teórico acerca das práticas e do modo de vida gay e objetiva discutir, em particular, a interface entre os temas do envelhecimento e da homossexualidade masculina. Neste aspecto, é importante salientar que o presente texto se inscreve, ainda, naquele horizonte que entrecruza as diversas sexualidades ou sexualidades divergentes e as masculinidades num sentido hipermoderno e plural. Destarte, a consignação do tema do envelhecimento - compreendido enquanto processo circunscrito à existência humana -, no que diz respeito à análise e interpretação acerca do modo de vida de homossexuais masculinos, é, por si mesmo, bastante amplo e, por isso, não se levará em conta, ao menos diretamente, as experiências de mulheres lésbicas e sua compreensão da velhice, o que exigiria, porquanto, uma observação específica, das perspectivas de cada grupo, respeitando-se as suas singularidades.

Palavras-chave : envelhecimento; homossexualidade masculina; modo de vida gay.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )