SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Entretecendo diálogo entre homossexualidade e velhice: notas analítico-interpretativas acerca do envelhecimento gayDe Kant a Mouffe: Desenvolvendo argumentos positivos acerca do reconhecimento de "famílias homoafetivas" pelo judiciário brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

SILVA FILHO, Mílton Ribeiro da  e  RODRIGUES, Carmem Izabel. Digressões homossexuais notas antropológicas sobre coming out, Ethos LGBT e Bajubá em Belém - PA. Rev. NUFEN [online]. 2012, vol.4, n.1, pp. 44-58. ISSN 2175-2591.

Neste trabalho fiz considerações acerca da construção de identidade LGBT, do uso e apropriação do bajubá, da "política do armário" e da fechação como forma de construção do ethos homossexual. Utilizei a etnografia com o objetivo de construir uma análise centrada na dinâmica dos indivíduos com um aspecto da linguagem, neste caso, com o bajubá. Escolhi realizar entrevistas não estruturadas e observação participante com o objetivo de estabelecer uma conexão entre as referências simbólicas e a realidade prática do indivíduo homossexual, analisando o "armário" a partir da experiência vivenciada em Belém. Verifiquei que a utilização do bajubá compõe parte do coming out e que serve de elemento agregador nos momentos de sociabilidade.

Palavras-chave : homossexualidade; coming out; bajubá.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )