SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Eu tenho medo de ficar afeminado: performances e convenções corporais de gênero em espaços de sociabilidade homossexualPsicoterapia de Rogers e ludoterapia de Axline: convergências e divergências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

LOBO, Warlington  e  PIMENTEL, Adelma. Potência e vulnerabilidades masculinas no campo do HIV/AIDS: a intervenção psicoterapêutica. Rev. NUFEN [online]. 2012, vol.4, n.1, pp. 88-101. ISSN 2175-2591.

Este artigo é um ensaio teórico que se utilizou metodologicamente um levantamento bibliográfico referente a produção científica de artigos e capítulos de livros a respeito do referido tema: fizemos uma revisão do conceito de adesão masculina ao tratamento ao HIV/aids, entrelaçando o assunto aos desdobramentos das vulnerabilidade; intervenção da psicologia clínica de orientação gestáltica e da clinica ampliada, como uma politica de saúde que procura humanizar os serviços de diagnóstico e assistência. Após análises e leitura minuciosa do material selecionado as principais conceituações e conclusões visando esboçar nossa compreensão. A discussão dos dados foi realizada na interface com a ciência psicológica nas áreas da clínica e da saúde.

Palavras-chave : masculinidades; psicologia clinica; intervenção psicoterapêutica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )