SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Potência e vulnerabilidades masculinas no campo do HIV/AIDS: a intervenção psicoterapêuticaO escafandro e a borboleta: um olhar sob o enfoque da ACP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

BRITO, Rosa Angela Cortez de  e  PAIVA, Vilma Maria Barreto. Psicoterapia de Rogers e ludoterapia de Axline: convergências e divergências. Rev. NUFEN [online]. 2012, vol.4, n.1, pp. 102-114. ISSN 2175-2591.

Axline referiu que a sua base teórico-prática em ludoterapia é a psicoterapia não-diretiva rogeriana. Para compreender a afirmação da autora sobre seu referencial teórico, este trabalho propõe como estudo a análise das relações entre a psicoterapia não-diretiva de Rogers e a ludoterapia nãodiretiva de Axline. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica das obras de Rogers, de Axline e de comentadores. Como resultado, verificou-se que a ludoterapia de Axline encontra-se entre dois momentos da evolução teórica de Rogers: a fase não-diretiva e a fase reflexiva. Portanto, a teoria de Axline não pode mais ser considerada semelhante à psicoterapia nãodiretiva, mas como uma transição para a terapia centrada no cliente.

Palavras-chave : psicologia humanista; ludoterapia; terapia centrada no cliente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )