SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Psicoterapia de Rogers e ludoterapia de Axline: convergências e divergênciasAbordagem centrada na pessoa e políticas públicas de saúde brasileiras do século XXI: uma aproximação possível índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

FARIA, Amanda Morais de  e  ROCHA, Andréia Moreira. O escafandro e a borboleta: um olhar sob o enfoque da ACP. Rev. NUFEN [online]. 2012, vol.4, n.1, pp. 115-126. ISSN 2175-2591.

Este artigo consiste em uma pesquisa bibliográfica a partir do livro O Escafandro e a Borboleta, de Jean-Dominique Bauby, à luz do referencial teórico da Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers. Bauby, editor chefe da revista francesa Elle, em dezembro de 1995, aos 43 anos de idade, sofreu um acidente vascular cerebral, permanecendo em coma por vinte dias e se tornando portador de uma síndrome rara, chamada pela medicina de Síndrome de Locked in. O objetivo foi analisar em que aspectos a aplicação de alguns conceitos da referida Abordagem podem contribuir para o cuidado de pessoas que apresentem uma limitada capacidade de se comunicar assim como Bauby. O estudo realizado conclui que as atitudes oferecidas ao autor, por duas profissionais do hospital, favoreceram o seu desenvolvimento e crescimento interior, no sentido da sua maturidade, autonomia e responsabilidade como pessoa.

Palavras-chave : psicologia existencial humanista; o escafandro e a borboleta; abordagem centrada na pessoa; síndrome de locked in.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )