SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2Hierarchy in evidence: a picture of domination hegemonic of the masculities in advertising beerTherapeutic group at CAPS: care to men with mental suffering and history of violence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

SILVA, Ellen Aguiar da; BENGIO, Fernanda Cristine dos Santos; REIS, Klézio Kleber Teixeira dos  and  PIANI, Pedro Paulo Freire. A noção de paternidade no documento "situação da infância brasileira. Desenvolvimento infantil: os primeiros seis anos de vida", da UNICEF. Rev. NUFEN [online]. 2012, vol.4, n.2, pp. 49-60. ISSN 2175-2591.

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a paternidade no documento de domínio público, enquanto prática discursiva, intitulado "Situação da Infância Brasileira. Desenvolvimento Infantil. Os primeiros seis anos de vida.". Tal análise procederá inicialmente a partir da noção de governamentalidade em Michael Foucault e do uso dos repertórios linguísticos ancorado em Mary Jane Spink, levando-se também em consideração a subjetividade e a linguagem como um viés para compreensão dessa identidade paterna, tendo em vista que o documento expõe prescrições no âmbito do cuidado e participação do pai no desenvolvimento da criança e da família e contribui para o debate sobre as rupturas, mudanças, interrogações em torno da paternidade na contemporaneidade.

Keywords : paternidade; pai; homem; documento; UNICEF.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )