SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2A noção de paternidade no documento "situação da infância brasileira. Desenvolvimento infantil: os primeiros seis anos de vida", da UNICEFInterface do plantão psicológico e as políticas de assistência social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

CRISTO, Dorotéa Albuquerque de. Grupo terapêutico no CAPS: cuidado a homens com o sofrimento mental e histórico de violência. Rev. NUFEN [online]. 2012, vol.4, n.2, pp. 61-70. ISSN 2175-2591.

O presente relato aborda uma experiência do trabalho psicológico de grupo com 10 homens apresentando sofrimento mental e comportamento violento. Foi realizada num Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da região metropolitana de Belém e teve duração de seis anos (2005 a 2011). Esse grupo teve como objetivo o cuidado a homens com o histórico de violência sexual e física, em diferentes contextos (de rua, doméstica, trabalho, etc.) e que foram diagnosticados como portadores de algum sofrimento mental grave. O trabalho objetivou uma abordagem compreensiva de tratamento ao usuário e modos de prevenir futuros atos de violência. Nesse sentido é importante destacar que não é um olhar só para o aspecto patológico da violência, mas também um olhar para a pessoa que a utiliza como forma de relação com o mundo e as possibilidades de ressignificação dessas relações.

Palavras-chave : violência; homens; saúde mental; grupos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )