SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Grupo terapêutico no CAPS: cuidado a homens com o sofrimento mental e histórico de violênciaRevisão dos aspectos monadológicos da teoria de Carl Rogers à luz da fenomenologia social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista do NUFEN

versión On-line ISSN 2175-2591

Resumen

SOUZA, Edvalda Ludmilla Cunha de; BARROS NETA, Fernanda Teixeira de  y  VIEIRA, Emanuel Meireles. Interface do plantão psicológico e as políticas de assistência socialInterface between psyhcological dutty and a social welfare policies. Rev. NUFEN [online]. 2012, vol.4, n.2, pp. 71-82. ISSN 2175-2591.

Este ensaio busca fazer um breve retrospecto da construção da psicologia no panorama brasileiro, em especial da psicologia clínica, até o presente momento, lançando luz sobre as novas práxis "psis" no contexto da clínica contemporânea. Busca-se também discutir como se constituíram e como se constituem as relações dessa prática com as políticas públicas brasileiras, especificamente, as políticas de assistência social, a partir da experiência de atendimentos clínicos, possibilitados pelo serviço de plantão psicológico, como o ofertado pela Clínica-Escola da Universidade Federal do Pará, mais implicados com a realidade social e histórica do público atendido, de modo a não psicologizar a demanda, dialogando com outras ciências e profissões que perpassam esses cenários.

Palabras clave : plantão psicológico; políticas públicas; psicologia clínica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )