SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Diversidade sexual e de gênero: a construção do sujeito social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

SCHMIDT, Caroline. Avaliação ludoterápica centrada na criança surda. Rev. NUFEN [online]. 2013, vol.5, n.1, pp. 2-11. ISSN 2175-2591.

O presente artigo enquadra-se como um relato de experiência, onde descreve os desafios e as dificuldades enfrentadas no trabalho de avaliação psicológica realizado com crianças surdas dentro do contexto educacional, referente ao período de 2010-2012. Apresenta também as bases utilizadas para a sua concretização, tendo estas se dado a partir dos pressupostos rogerianos. Do ponto de vista metodológico, classifica-se como exploratório e qualitativo, pois de acordo com Gil (1991) e Minayo e Minayo (2001), visa uma maior familiaridade com o problema, na medida em que busca a compreensão do significado das relações que se estabelecem. Espera-se que este relato de experiência possa auxiliar a todos os profissionais envolvidos com a criança surda a olharem para a particularidade da existência e da experiência desta criança, valorizando assim, a capacidade que todo organismo vivo tem de tender a sua atualização (Rogers, 1997).

Palavras-chave : avaliação psicológica; esenvolvimento infantil; comunicação intercultural; surdo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )