SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Sexual diversity and gender:: the social construction of subjectMeditations about self knoledge as acess to meaning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

LOUZADA, Renata Sabrina Maciel Lobato  and  OLIVEIRA, Paulo de Tarso Ribeiro de. Reflexões sobre a metodologia de pesquisa em psicodinâmica do trabalho. Rev. NUFEN [online]. 2013, vol.5, n.1, pp. 26-35. ISSN 2175-2591.

O presente artigo tem como objetivo refletir a utilização da metodologia de pesquisa qualitativa na Clínica do Trabalho, mais especificamente o uso da Psicodinâmica do Trabalho, de Christophe Dejours e suas adaptações nos estudos realizados no Brasil. Neste sentido, procura esclarecer os principais conceitos da teoria e sua articulação com a prática para compreensão da subjetividade e vivências de prazer-sofrimento do sujeito no ambiente de trabalho, bem como suas implicações para a dinâmica das relações sociais. Dialoga com autores que estudam a metodologia da psicodinâmica do trabalho e segue com a apresentação de três pesquisas que utilizam a referida teoria como referencial.

Keywords : psicodinâmica do trabalho; subjetividade; prazer-sofrimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )