SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Reflexões sobre a metodologia de pesquisa em psicodinâmica do trabalhoDepressão: os sentidos do trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

SAMPAIO, Vitor F.. Reflexões sobre o conhecer si mesmo como acesso ao sentido. Rev. NUFEN [online]. 2013, vol.5, n.1, pp. 36-43. ISSN 2175-2591.

Este artigo busca compreender o que significa conhecer si mesmo em uma perspectiva fenomenológica existencial. Para isto, utiliza como fio condutor uma visita a um local conhecido (universidade), realizada por duas pessoas (professor e aluno). A partir deste exemplo, apresentam-se as possíveis compreensões sobre o si mesmo e os caminhos para conhecer-se. Utiliza-se como fundamento a ontologia de Martin Heidegger. Desta forma, no decorrer do artigo, os desdobramentos da visita tomada como exemplo vão se mostrando na medida em que se explicita a existência humana como serno- mundo e seus existenciais. Ao final, pode-se perceber que o conhecer si mesmo se dá na totalidade do existir, e só se faz possível na medida em que se permite estar frente a existência tal qual esta se mostra.

Palavras-chave : fenomenologia existencial; psicologia existencial; ontologia; Martin Heidegger.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )