SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Meditations about self knoledge as acess to meaningReflections about the anguish at Rollo May author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

MOREIRA, Virginia; MACIEL, Regina Heloisa  and  ARAUJO, Thalita Queiroz de. Depressão: os sentidos do trabalho. Rev. NUFEN [online]. 2013, vol.5, n.1, pp. 45-56. ISSN 2175-2591.

Uma pesquisa fenomenológica transcultural sobre a experiência vivida da depressão foi realizada no Chile, Brasil e Estados Unidos, sendo o trabalho uma das temáticas emergentes nos três países. Este artigo descreve um desdobramento daquela pesquisa, estudando especificamente o trabalho em sua relação com a depressão. Com o objetivo de aprofundar esta temática foram re-analisadas aqui, com base no método fenomenológico crítico, as entrevistas de 72 pessoas adultas, de ambos os sexos (n = 30 em Fortaleza, n = 22 em Santiago, e n = 20 em Boston), focalizando o tema emergente trabalho. Os resultados mostram que o desemprego, o excesso de trabalho, a competitividade e a falta de sentido do trabalho são constitutivos da depressão. Para além dos aspectos constituintes específicos presentes nas três culturas estudadas, esta pesquisa mostra como a situação vivida no trabalho pós-moderno, globalizado, contribui para a chamada epidemia de depressão que vivemos nos dias atuais.

Keywords : depressão; trabalho; sofrimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )