SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Reflexões sobre o conhecer si mesmo como acesso ao sentidoReflexões sobre a angústia em Rollo May índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista do NUFEN

versión On-line ISSN 2175-2591

Resumen

MOREIRA, Virginia; MACIEL, Regina Heloisa  y  ARAUJO, Thalita Queiroz de. Depressão: os sentidos do trabalho. Rev. NUFEN [online]. 2013, vol.5, n.1, pp. 45-56. ISSN 2175-2591.

Uma pesquisa fenomenológica transcultural sobre a experiência vivida da depressão foi realizada no Chile, Brasil e Estados Unidos, sendo o trabalho uma das temáticas emergentes nos três países. Este artigo descreve um desdobramento daquela pesquisa, estudando especificamente o trabalho em sua relação com a depressão. Com o objetivo de aprofundar esta temática foram re-analisadas aqui, com base no método fenomenológico crítico, as entrevistas de 72 pessoas adultas, de ambos os sexos (n = 30 em Fortaleza, n = 22 em Santiago, e n = 20 em Boston), focalizando o tema emergente trabalho. Os resultados mostram que o desemprego, o excesso de trabalho, a competitividade e a falta de sentido do trabalho são constitutivos da depressão. Para além dos aspectos constituintes específicos presentes nas três culturas estudadas, esta pesquisa mostra como a situação vivida no trabalho pós-moderno, globalizado, contribui para a chamada epidemia de depressão que vivemos nos dias atuais.

Palabras clave : depressão; trabalho; sofrimento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )