SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Grupo de break do assentamento José Lourenço: construção de sociabilidade e identidade juvenisCompreendendo casal e grupo no filme "Bob, Carol, Ted e Alice" a partir de Rogers índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

SANTOS, Gustavo Alvarenga Oliveira. Contribuições da obra de Luis Marti-Santos para a psicoterapia. Rev. NUFEN [online]. 2013, vol.5, n.2, pp. 64-82. ISSN 2175-2591.

Este artigo tem como objetivo apresentar as principais contribuições teóricas da obra psiquiátrica de Luis Martin-Santos para a psicopatologia e psicoterapia. Para tal foram descritos os principais conceitos nessas duas áreas . A fundamentação teórica de Martin-Santos é diversa, mas se insere especialmente no campo da fenomenologia e das filosofias da existência, além de ter absorvido, de forma crítica, a psicanálise. No entanto, as contribuições de Jean Paul Sartre são mais patentes em seus escritos sobre psicoterapia, bem como as de Dilthey e Jaspers nos de Psicopatologia. O autor contribui para a compreensão da doença mental na psicopatologia estabelecendo quatro níveis de compreensão: estática, dinâmica, existencial e profunda, além de ter criado o conceito de psicomorfia. Já para o campo da psicoterapia, redimensiona do ponto de vista existencial, a relação transferencial e o processo de cura. Propõe três tipos de manifestação da angústia que se daria por terrores: cósmico, do outro e trágico. A superação desses terrores através da transferência levaria à cura do paciente, que na sua concepção é o aumento de liberdade e possibilidades de ser-no-mundo. O texto conclui que a obra de Martin-Santos, um autor desconhecido no Brasil, traz contribuições profícuas e interessantes aos estudos psi e à clínica da saúde mental.

Palavras-chave : .

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )