SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Aportes de la obra de Luis Martins-Santos para la psicoterapía y psychopatologíaInformes de experiencia en la historia de la psicología: conexiones Brasil y los Estados Unidos de America índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista do NUFEN

versión On-line ISSN 2175-2591

Resumen

MARIANO, Renner de Almeida Bernardes. Compreendendo casal e grupo no filme "Bob, Carol, Ted e Alice" a partir de Rogers. Rev. NUFEN [online]. 2013, vol.5, n.2, pp. 83-98. ISSN 2175-2591.

O objetivo geral deste trabalho é vincular o filme "Bob, Carol, Ted e Alice" (EUA, 1969) com as concepções de Carl Rogers sobre grupos e relacionamentos conjugais. Busca-se explicitar a abordagem rogeriana e compreender o modo como as relações interpessoais se dão no filme, identificando o "plano de fundo" histórico-cultural do filme que apresenta exatamente os mesmos temas desenvolvidos por Rogers. Além disso, busca-se as conexões e as idéias do autor presentes, tais como: as concepções de atuação segundo aquilo que se sente; de confrontação e de feedback; de insight; e de organismo auto-realizador. E por fim, são apresentadas algumas questões sobre os relacionamento s humanos na contemporaneidade. Pode-se, com isso, compreender que a transparência e a comunicação sincera sobre os sentimentos em cada contexto possibilita uma abertura do outro ao mesmo processo, promovendo autenticidade e possibilidades de crescimento conjunto.

Palabras clave : .

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )