SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Being able to see is essential: the phenomenological attitude revealed through the poetry of Alberto CaeiroFamily dynamics in the context of cancer patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

CARDOSO¹, Wladirson  and  CHAVES, Ernani. Antropologia do envelhecimento gay - experiências e vivências cotidianas de um grupo de quatro amigos homossexuais em processo de envelhecência. Rev. NUFEN [online]. 2014, vol.6, n.1, pp. 43-86. ISSN 2175-2591.

O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados parciais da pesquisa de doutoramento realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGA/UFPA) e abordará, fenomenologicamente, a auto percepção e a auto representação bio-psico-antropológica de um grupo de quatro homossexuais em processo de envelhecência que se conhecem e convivem como amigos e que, a partir de um contexto social característico da "Amazônia Marajoara", buscam estratégias e alternativas para a experiência e vivência mesma de práticas eróticas marginais e dissidentes e que, por isso, rompem com as regras e normas da heterossexualidade compulsória, em um momento da vida no qual a cultura Ocidental (genericamente) e a ordem social (especificamente) prescrevem a aposentadoria e o recolhimento dos corpos, afim de que os "idosos" possam se conformar às determinações médico-gerontológicas e, também, de uma certa maneira, ao discurso de uma "psicológica do desenvolvimento", que entendem a vida como fases progressivas e justapostas e não como prática ou cuidado ou exercício de si. Neste sentido, realizou-se pesquisa de campo, mediante a inserção dos pesquisadores na realidade íntima da vida desses quatro sujeitos, utilizando-se da metodologia da observação participante, considerando-se a abordagem fenomenológica enquanto parâmetro hermenêutico-reflexivo de compreensão da "trajetória" ou "carreira existencial" do grupo de amigos que, por sua vez, colaboraram como interlocutores na realização deste trabalho.

Keywords : .

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )