SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1O essencial é saber ver: a atitude fenomenológica revelada na poesia de Alberto CaieiroDinâmica familiar no contexto do paciente oncológico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

CARDOSO¹, Wladirson  e  CHAVES, Ernani. Antropologia do envelhecimento gay - experiências e vivências cotidianas de um grupo de quatro amigos homossexuais em processo de envelhecência. Rev. NUFEN [online]. 2014, vol.6, n.1, pp. 43-86. ISSN 2175-2591.

O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados parciais da pesquisa de doutoramento realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGA/UFPA) e abordará, fenomenologicamente, a auto percepção e a auto representação bio-psico-antropológica de um grupo de quatro homossexuais em processo de envelhecência que se conhecem e convivem como amigos e que, a partir de um contexto social característico da "Amazônia Marajoara", buscam estratégias e alternativas para a experiência e vivência mesma de práticas eróticas marginais e dissidentes e que, por isso, rompem com as regras e normas da heterossexualidade compulsória, em um momento da vida no qual a cultura Ocidental (genericamente) e a ordem social (especificamente) prescrevem a aposentadoria e o recolhimento dos corpos, afim de que os "idosos" possam se conformar às determinações médico-gerontológicas e, também, de uma certa maneira, ao discurso de uma "psicológica do desenvolvimento", que entendem a vida como fases progressivas e justapostas e não como prática ou cuidado ou exercício de si. Neste sentido, realizou-se pesquisa de campo, mediante a inserção dos pesquisadores na realidade íntima da vida desses quatro sujeitos, utilizando-se da metodologia da observação participante, considerando-se a abordagem fenomenológica enquanto parâmetro hermenêutico-reflexivo de compreensão da "trajetória" ou "carreira existencial" do grupo de amigos que, por sua vez, colaboraram como interlocutores na realização deste trabalho.

Palavras-chave : .

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )