SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Antropologia do envelhecimento gay - experiências e vivências cotidianas de um grupo de quatro amigos homossexuais em processo de envelhecênciaCasa preta: uma etnografia de um espaço de sociabilidade da juventude grafiteira de Belém índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

BUCHER-MALUSCHKE, Júlia Sursis Nobre Ferro et al. Dinâmica familiar no contexto do paciente oncológico. Rev. NUFEN [online]. 2014, vol.6, n.1, pp. 87-108. ISSN 2175-2591.

Este estudo analisa a dinâmica familiar do paciente oncológico a partir da revelação do diagnóstico de câncer e da atuação da família, com a análise dos vínculos afetivos e dos estilos da comunicação interpessoal. Trata-se de um estudo qualitativo que envolveu quatro famílias que tinham um membro em tratamento com diagnóstico de câncer. Para a coleta de dados foi utilizada a entrevista semi-estruturada e diário de campo e, optou-se pela análise de conteúdo para a construção das categorias. Os resultados apontam para uma reorganização da dinâmica familiar, comunicação na família, vínculos afetivos e sociais e, reações do diagnóstico no âmbito familiar. A análise envolve as dimensões psicológicas e sociais indicando que a família também adoece junto com o paciente. Deste modo, torna-se necessário que a família e o paciente sejam ajudados para lidarem melhor com a trajetória da doença possibilitando a diminuição do estresse por ela provocado.

Palavras-chave : .

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )