SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Casa preta: uma etnografia de um espaço de sociabilidade da juventude grafiteira de Belém índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

SOUZA, Jaime Luiz Cunha de  e  REIS, João Francisco Garcia. A discricionariedade policial e os estereótipos suspeitos. Rev. NUFEN [online]. 2014, vol.6, n.1, pp. 125-166. ISSN 2175-2591.

Este estudo investigará alguns fatores tomados como referência pelos policiais da Polícia Militar do Estado do Pará (PM/PA/Brasil), nos procedimentos de abordagens e buscas pessoais, durante os patrulhamentos realizados em bairros periféricos da cidade de Belém. A investigação centra-se na análise da percepção dos policiais na identificação de indivíduos que consideram suspeitos, bem como na maneira pela qual estes indivíduos experimentam e percebem a abordagem policial. A metodologia utilizada nesta pesquisa é de natureza quantitativa, composta pela aplicação de questionários a dois grupos: policiais e jovens da periferia. Com relação aos policiais, 335 aceitaram participar da pesquisa e responder aos questionários. Entre os jovens, o número de questionários respondidos foi de 403. O número total de questionários permitiu uma margem de erro estatístico menor que 5%. Com base nos apontamentos mais relevantes, as suspeitas que induzem à abordagem policial não apresentam claro respaldo legal, embora sua formulação seja corriqueira nas atividades de policiamento ostensivo. Como esses procedimentos utilizam marcadores pessoais estereotipados, geram, entre os jovens dos bairros da periferia de Belém, avaliações profundamente negativas do trabalho policial.

Palavras-chave : .

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )