SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2As interfaces entre relações de gênero, relações raciais, saúde sexual e reprodutiva: um debate a partir das ciências sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

TELLES, Thabata Castelo Branco. A infância na fenomenologia de Merleau-Ponty: contribuições para a psicologia e para a educação. Rev. NUFEN [online]. 2014, vol.6, n.2, pp. 4-14. ISSN 2175-2591.

Este ensaio versa sobre a noção de infância na fenomenologia de Merleau-Ponty, com foco na questão da imitação, incluindo suas possíveis reverberações para discussões em psicologia e educação. Apesar de notada escassez na literatura contemporânea em psicologia fenomenológica, nota-se que classicamente a temática da infância já foi abordada por Husserl e Merleau-Ponty. No caso deste último, vê-se que o fenômeno da infância se caracteriza atrelado às questões da cultura e da liberdade da criança, entendida como alguém que trava relações com o mundo da forma como lhe é possível. A aquisição da linguagem na infância urge de ser pensada como uma atitude de posicionamento da criança no mundo, e não mera assimilação. Conclui-se com a necessidade de que, tanto em psicologia como na educação, a criança seja pensada como alguém que se posiciona no mundo e que é capaz de aprender a assumir as consequências disto.

Palavras-chave : Merleau-Ponty; fenomenologia; infância; psicologia; educaçã.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )