SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2A infância na fenomenologia de Merleau-Ponty: contribuições para a psicologia e para a educaçãoA hora do intervalo na TV: marcadores de gênero e sexualidade na publicidade e produzida em Belém/PA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

CARDOSO, Denise Machado. As interfaces entre relações de gênero, relações raciais, saúde sexual e reprodutiva: um debate a partir das ciências sociais. Rev. NUFEN [online]. 2014, vol.6, n.2, pp. 14-27. ISSN 2175-2591.

Os estudos sobre saúde sexual e reprodutiva inspiram análises interdisciplinares devido à interface que o tema suscita. Nesse texto, procuro analisar as políticas públicas relacionadas ao tema a partir das perspectivas das Ciências Sociais, buscando identificar as ações governamentais no âmbito do estado do Pará. As limitações impostas por tabus e regras sociais, além de outras variáveis presentes nessas políticas públicas, mesmo estando num Estado laico, são indicadas nas discussões que ora desenvolvo. Observa-se que apesar de avanços em termos de acordos internacionais e legislação relativa aos direitos sexuais e reprodutivos, há no Brasil uma série de impedimentos ao exercício pleno desses direitos. Aspectos simbólicos relacionados ao corpo são evidentes no que se refere às práticas de contracepção e higiene. Do mesmo modo, questões relativas à masculinidade, identidade étnico-racial e orientação sexual, dentre outras, estão aquém das possibilidades de atendimento de demandas sociais. Assim, evidencia-se que as questões relacionadas à diversidade e suas interseccionalidades necessitam ser acrescentadas às agendas governamentais referentes à saúde sexual e reprodutiva.

Palavras-chave : Gênero; Reprodução sexual; Política de sáude.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )