SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2As interfaces entre relações de gênero, relações raciais, saúde sexual e reprodutiva: um debate a partir das ciências sociaisEstudo compreensivo acerca da metrossexualidade em Belém/PA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

OLIVEIRA, Robson Cardoso de. A hora do intervalo na TV: marcadores de gênero e sexualidade na publicidade e produzida em Belém/PA. Rev. NUFEN [online]. 2014, vol.6, n.2, pp. 28-5033. ISSN 2175-2591.

Nesta investigação o objetivo é o de discutir sobre a recepção em torno de marcadores de Gênero e Sexualidade a partir de minha pesquisa de mestrado em Antropologia. Na ocasião, acompanhei dez consumidores/as da propaganda produzida na cidade de Belém (PA), tendo em vista como estes/as interlocutores/as elaboravam discursos a partir da temática de como são representados, nos anúncios, os marcadores de Gênero e Sexualidade. Para esta investigação, realizei um recorte em torno de peças publicitárias exibidas na TV aberta da capital paraense, aos quais assisti com os/as consumidores/as durante onze meses de pesquisa de campo. Dessas conversas, todos/as retrataram que as propagandas produzidas em Belém exibem uma hierarquia de gênero, atualizadas em representações de masculinidades dotadas de força, virilidade, dominação e feminilidades dóceis, associadas ao doméstico e às figurações de prazer. A partir dessas leituras, percebi que eram construídas por eles/as representações tais como papéis performatizados como a "mulher dona de casa", a "mulher-objeto" e o "homem viril". Então, esses marcadores sociais da diferença foram lidos através da hora do intervalo na TV, pelos/as consumidores/as, sempre observando as características predominantes apresentadas nos comerciais, assim como as que ficaram ausentes.

Palavras-chave : gênero; sexualidade; publicidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )