SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Estudo compreensivo acerca da metrossexualidade em Belém/PAExperimentos em gestalt-terapia: os sonhos como recurso integrativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

OLIVEIRA, Jaiane Araujo de  e  ALMEIDA, Rosemary de Oliveira. Juventude e novas tecnologias da informação e comunicação: tecendo redes de significados. Rev. NUFEN [online]. 2014, vol.6, n.2, pp. 70-89. ISSN 2175-2591.

O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar o significado que as novas tecnologias da informação e comunicação, em particular a internet e o celular, ocupam na vida dos jovens. O campo da pesquisa foi a escola Profissionalizante Paulo Petrola, situada na periferia urbana de Fortaleza, Ceará. Os sujeitos foram estudantes do 2º ano do ensino médio das turmas de informática e turismo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa e quantitativa, utilizando observação, questionário, diário de campo, grupos focais e entrevistas através do facebook. A pesquisa sinaliza que as tecnologias digitais ocupam um espaço privilegiado na vida dos jovens, atingindo a dimensão do: lazer, relacionamento, sociabilidade e do modo de apreensão da informação e do saber. Anunciam ainda a importância que as redes sociais, em particular o facebook, têm assumindo em suas práticas cotidianas, se configurando como um espaço de reivindicação, desabafo, informação, autonomia e de afirmação da juventude.

Palavras-chave : Juventudes; Novas tecnologias; Redes sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )