SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Juventude e novas tecnologias da informação e comunicação: tecendo redes de significados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

SANTANA, Djeane da Silva  e  YANO, Luciane Patrícia. Experimentos em gestalt-terapia: os sonhos como recurso integrativo. Rev. NUFEN [online]. 2014, vol.6, n.2, pp. 91-101. ISSN 2175-2591.

Os sonhos consistem em uma fonte em potencial para o autoconhecimento e, por esta razão, seguem ao longo dos tempos como importante recurso para o trabalho psicoterápico. Tendo o sonho como tema, este artigo objetiva discorrer sobre: 1. como a Gestalt-terapia (GT) por meio de experimentos desenvolve a significação das vivências oníricas em setting terapêutico e, 2. de que maneira o trabalho com sonhos potencializa a integração da pessoa. A metodologia baseou-se em exploração bibliográfica, fundamentalmente, nos limites da abordagem Gestáltica e, resultou na compreensão de que, o uso dos sonhos como recurso instrumental em experimentos na GT, representam um caminho importante para a integração da pessoa. Sugere-se o desenvolvimento de trabalho sobre o instrumento sonhos, em abordagem Gestáltica, com estruturação de caso clínico, a fim de correlacionar esta discussão à prática clínica.

Palavras-chave : Gestalt-terapia; Experimentos; Sonhos; Integração.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )