SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Construção da noção de experiência ao longo do pensamento de Carl RogersO corpo em expressão na disfunção erétil: as contribuições de Merleau-Ponty e Tatossian índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

FABENI, Lorena; SOUZA, Luanna Tomaz de; LEMOS, Lívia Bezerra  e  OLIVEIRA, Maria Cristina Lima Rocha. O discursso do "amor" e da "dependência afetiva" no atendimento às mulheres em situação de violência. Rev. NUFEN [online]. 2015, vol.7, n.1, pp. 32-47. ISSN 2175-2591.

O presente artigo analisa o discurso da dependência afetiva e em que medida ele interfere nas políticas de enfrentamento à violência cometida contra a mulher. É feito um percurso histórico da evolução legal e uma pesquisa bibliográfica sobre os discursos que muitas vezes tentam justificar o porquê de muitas mulheres não procurarem o sistema de justiça criminal e, muitas vezes, terminam produzindo estigmas sobre às mulheres, o que impossibilita o processo de empoderamento e reconhecimento da cidadania feminina.

Palavras-chave : dependência afetiva; violência contra a mulher; Lei Maria da Penha.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )