SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1O discursso do "amor" e da "dependência afetiva" no atendimento às mulheres em situação de violênciaA clínica em gestalt-terapia: a gestalt dos atendimentos nos transtornos depressivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

ZORZI, Fabiana De; BLOC, Lucas  e  BORIS, Georges Daniel Janja Bloc. O corpo em expressão na disfunção erétil: as contribuições de Merleau-Ponty e Tatossian. Rev. NUFEN [online]. 2015, vol.7, n.1, pp. 48-66. ISSN 2175-2591.

Este artigo se propõe a discutir o corpo que se expressa na disfunção erétil (DE) através das contribuições da fenomenologia do corpo de Maurice Merleau-Ponty e da psicopatologia fenomenológica de Arthur Tatossian. Com a fenomenologia, concebemos a vivência da DE como uma experiência de corpo vivido que ocorre sempre na relação com o outro. A partir de Tatossian, fazemos uma distinção entre sintoma e fenômeno, contemplando aquilo que se apresenta como sintoma, a própria "falha", e o vivido, e utilizamos a distinção entre corpo-objeto e corpo-sujeito como inspiração para compreender a experiência da DE. Com estas contribuições, a DE passa a ser compreendida como expressividade, com sua própria tonicidade, intensidade e intencionalidade. Estas contribuições nos permitem romper com o movimento dicotômico da compreensão do corpo e se constituem como ferramentas importantes para compreender o conteúdo expressivo da disfunção erétil.

Palavras-chave : Corpo; disfunção erétil; Fenomenologia; Merleau-Ponty; Tatossian.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )