SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1A clínica em gestalt-terapia: a gestalt dos atendimentos nos transtornos depressivosO núcleo especializado de atenção ao homem - relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

CARDOSO, Wladirson. Antropologia do cotidiano e da experiência envelhecente ou para se pensar "homosexualidade masculina" e envelhecimento gay" a partir de soure (Marajó/Pará). Rev. NUFEN [online]. 2015, vol.7, n.1, pp. 87-108. ISSN 2175-2591.

Este artigo é uma síntese de minha tese de doutoramento, na qual realizei uma possível etnografia das práticas e do(s) modo(s) de vida gay, objetivando discutir, em particular, os limites e as marcas diacríticas e transversais existentes na comparação entre a questão do envelhecimento e a problemática da homossexualidade masculina, em vista do ethos sócio-antropológico de homens maduros em processo de envelhecimento que fazem ou praticam sexo com outros homens no contexto das relações homoafetivas e sexuais da Cidade de Soure (Marajó/Pará). O entrecruzamento de temas, a partir da coorte geracional de homens gays e (também!) envelhecentes, levou em consideração, tanto a paisagem homoerótica, quanto os espaços de sociabilidade gay em um âmbito social-cultural não metropolitano de uma cidade localizada na Amazônia Marajoara.

Palavras-chave : Homossexualidade masculina; envelhecimento gay e Amazônia Marajoara.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )