SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Antropologia do cotidiano e da experiência envelhecente ou para se pensar "homosexualidade masculina" e envelhecimento gay" a partir de soure (Marajó/Pará) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

ARAUJO, Maria Vilma de Sousa. O núcleo especializado de atenção ao homem - relato de experiência. Rev. NUFEN [online]. 2015, vol.7, n.1, pp. 109-115. ISSN 2175-2591.

A Defensoria Pública do Estado do Pará , através do Núcleo Especializado de Atendimento ao Homem - NEAH, apresenta o projeto "Reincidência Zero" onde busca promover o desenvolvimento de ações de educação e responsabilização aos autores de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e fomentar a ressocialização do Cumpridor de Penas e Medidas Alternativas, De forma semelhante ao programa "Tolerãncia Zero" implantado pelo Prefeito de Nova York Rudoph Giuliani na década de 90 , onde procura diminuir a criminalidade, educando a sociedade sob a ótica do Direito Penal, o projeto "Reincidência Zero " busca a diminuição da Violência de Gênero em programas de educação aos Autores de Violência Doméstica e Cumpridores de Penas e medidas alternativas. Os autores de Violência doméstica cadastrados pelo Núcleo Especializado de Atendimento ao Homem, desde 2012 que foram inseridos em Grupos de Reflexão e palestras temáticas em um total de 57 (cinquenta e sete) participantes, não vieram mais a responder processos, evitando , dessa forma a Reincidência Criminal. Com os dados obtidos de Reincidência Criminal, o projeto "Reincidência Zero" viabiliza e permite a ressocialização a uma mudança de comportamento dos autores de Violência Doméstica contra a Mulher frente a igualdade de gênero, contribuindo com a Justiça e a Paz Familiar.

Palavras-chave : Reincidência zero; educação; autor; violência doméstica; violência de gênero; grupos de reflexão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )