SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Espiritualidade e terapia ocupacional: reflexões em cuidados paliativosA formação do self e a dependência afetiva: uma revisão bibliográfica da abordagem centrada na pessoa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

GABRIEL, Layssa Ramos  e  GOTO, Tommy Akira. A constituição histórica da relação terapêutica como uma relação de amizade no pensamento de Pedro Laín Entralgo. Rev. NUFEN [online]. 2015, vol.7, n.2, pp. 25-47. ISSN 2175-2591.

Este estudo tem como objetivo introduzir a noção de relação terapêutica com o pensamento de Pedro Laín Entralgo. Para isso utilizou-se da pesquisa bibliográfica documental como procedimento metodológico, explorando as ideias encontradas em duas obras do autor: La Relacion Medico-Enfermo (1964) e (2012). Nessas o autor descreve a relação terapêutica como um encontro que acontece em cinco momentos: o momento de vinculação inicial, o momento cognoscitivo, o momento operativo, o momento afetivo e o momento ético-religioso. A relação terapêutica foi sistematizada a partir da sua constituição histórica na relação médico-paciente. Nesse sentido, Entralgo destaca a relação estreita que encontrou entre a noção de relação terapêutica e a noção de amizade de cada época da civilização ocidental.

Palavras-chave : Relação terapêutica; Amizade; Laín Entralgo; Histórico; Humanismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License